domingo, 24 de novembro de 2013

Essa tal mania de sofrer

Tenho de admitir: Eu sofro de uma mania. Não é TOC, não é mania de limpeza, não é mania de velho; é mania de sofrer.

Sofrimento é aquela tristeza que não vai embora. Ele se reveza com momentos de alegria, euforia, distração, e depois torna a bater na porta da mente. A mente adora esse camarada, ela o alimenta, o faz parecer real e o instala, muitas vezes de forma crônica. O ego, primo próximo e cruel da mente, também possui uma perversa admiração pelo camarada sofrimento que constantemente o fere e lhe traz mais e mais identificação, seu alimento favorito.

Sofrimento é uma tristeza que não vai embora, fruto de Avidya - ignorância. Avidya é a percepção mesquinha da não Unidade... achar constantemente que somos euzinhos a parte, distintos, e mais ou menos importantes. Enquanto nos sentimos separados de tudo estamos no modo da ignorância.

Sofrimento é uma tristeza que não vai embora, não vai embora porquê nos apegamos a ela. Pense bem, tristeza é absolutamente normal, todos já sentiram ou vão sentir. Os motivos da tristeza são os mais variados e também inevitáveis. Perder alguém querido, por exemplo, certamente irá gerar profunda tristeza, mas como e quando abrir mão dessa tristeza pra que ela não se torne sofrimento? Faço o convite de que reflita nesse momento, como eu estou refletindo, sobre o que te faz sofrer e porque não simplesmente deixa a tristeza ir embora.

Sofrimento é uma tristeza que não vai embora, por que estamos constantemente querendo e não simplesmente Sendo. Abrir mão do controle, orar e dar graças a tudo que existe ao seu redor, do bom ao ruim e perceber a maravilha e as bênçãos de estar vivo a cada dia pode nos trazer um bom parâmetro de como é tolo nos apegarmos às pequenas tristezas, porquê assim como as alegrias, elas vão embora. Encha-se do essencial, Seja, não tente.... Seja.

Tenho de admitir: Tenho uma mania. Não tenho orgulho disso, mas sou consciente. Sei que o mergulho pra dentro de mim fará essa mania ir embora, claro que não é fácil, mas viemos a esse mundo pra aprender... e que linda jornada é esse aprendizado.

Que eu, você, e todos os seres possam deixar a mania de lado. Que possamos perceber que Somos, e somos Um.
Mãos em prece, namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário