quinta-feira, 17 de março de 2011

Kaivalyadhama Institute - Lonavla

Deixei a grande Mumbai de ônibus, rumo a Lonavla - 100km. Entrei no ônibus que me deixaria em Lonavla, mas cujo destino era a cidade de Pune, morrendo de medo de não me avisarem quando deveria descer. Em certo ponto uma ocidental entrou uma ocidental no ônibus, o que me deu um certo alívio de saber que eu não era o único maluco a enfrentar aquela jornada. Após muita busina e curvas percebi que havíamos chegado em Lonavla. Enxerguei um conjunto de prédios verdes que reconheci por ter visto no site do Instituto, e quase desci na estrada mas felizmente a ocidental se manifestou: Seu nome era Roxanne e ela estava indo fazer o mesmo curso que eu (sendo que já havia estado lá antes).

Passeando em Lonavla. É uma cidade pequena mas com bastante comércio e muitos hotéis de luxo, sendo uma estância para muitas pessoas de Mumbai e Pune.


 Chegamos juntos ao Instituto e qual não foi a minha agradável surpresa: O lugar é enorme, bonito e muito bem equipado. No sopé de uma montanha, dentro da bonitinha cidade de Lonavla fica o tradicional Kaivalyadhama Institute. O local possui diversos departamentos, uma universidade de Yoga, centros de tratamento ayurvédicos, centro de pesquisas científicas, e até mesmo um hospital que oferece tratamentos com técnicas do Yoga. A pessoa passa pelo médico e faz uma avaliação física de qual é o problema que possui, e este por sua vez prescreve quais técnicas a pessoa deve fazer com o acompanhamento dos outros setores do campus.





O curso é muito interessante. De fato retornei à faculdade. Estou tendo diversas aulas teóricas como Análise Cientifica do Yoga, Interpretação dos Textos do Yoga e Estudo do Pensamento Indiano. Duas vezes ao dia aulas práticas (ásanas) e diversas matérias completam um dia bem cheio, sendo que apenas o domingo é descanso.


Cerimônia de abertura com Swamiji Maheshananda e os professores do curso.


Parte da turma com o tradicional uniforme para aulas teóricas. Essas roupas são muito confortáveis e apropriadas pro calor impressionante que já está fazendo.


Agora que o ambiente está descrito, começarei a postar minhas impressões e insights dentro dessa experiência.

NO YOGA NO PEACE
KNOW YOGA KNOW PEACE.

Namastê
Hare Krsna.

2 comentários:

  1. Poxa, vc nem me contou sobre o blog, encontrei por acaso fuçando no facebook. Estou adorando e vou divulgar pro pessoal.
    Saudade meu irmão, bons estudos aí ! ^_^
    Namastê !

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz!
    A Bete me falou do seu blog.
    Que experiência enriquecedora. Fico feliz por você.
    Um grande abraço,
    Denise

    ResponderExcluir