atha yoga anushasanam
É com essa declaração que Patanjali inicia seu Yoga Sutras. Os Sutras (literamente "fios") são tratados que visam exprimir o máximo de significado com o mínimo de palavras, permitindo então grandes interpretações para um único verso.
Este primeiro "verso" não seria diferente. Muitas interpretações já foram feitas sobre tal e não quero me aprofundar tanto em especulações (mesmo porque não me sinto capaz para tal), quero, portanto, adentrar ao que de mais básico e instigante tal verso traz a mim.
Traduzido normalmente como "Agora inicia-se o Yoga", ou a exposição de tal disciplina, temos como primeira palavra "agora". "Agora" parece uma palavra que não requer interpretações, todos temos uma noção mais ou menos clara do que seria o "agora"; porém, considero alguns fatores relevantes em tal: Quando dizemos agora, referimo-nos ao momento presente que é o resultado de uma conjunção de fatores do passado. Portanto entende-se que o "Agora" existe após o leitor ter-se tornado apto e portanto ele irá receber a explanação sobre o Yoga.
Ficamos aí com os 2 fatores que considero mais importantes:
- Agora que você passou por tudo, pelo preparo, pelo merecimento, pelas escolhas, inicia-se o Yoga.
- Ele inicia-se Agora, não amanhã, nem ontem, Yoga é Presença.
Portanto, Agora praticamos o Yoga, não amanhã quando chegarmos na aula e estendermos o tapetinho, não mês que vem quando eu viajar a Índia, AGORA. Se você lê esse texto agora, agora pratica Yoga se tua atenção e presença estão voltadas a tal. Se você cozinha, trabalha, varre o chão, é também AGORA que pratica o Yoga - Agora que colocaste tua intenção e nela tornaste presente.
Que possa então nosso Yoga, nossas ações, nossa atenção e sentimentos serem oferecidos ao Supremo.
Namastê,
Hare Krsna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário